quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Alcides Gonçalves - o grande esquecido (II)

Na regressão de sua vida, podemos chegar ao tempo em que era tratador de cavalos do General Flores da Cunha ou então auxiliar de escritório em várias fábricas locais, quando estudava piano e atuava como crooner em diversas casas noturnas porto-alegrenses, tais como o Maipu e o Marabá. Ainda rememoramos a época em que embarcava em navios do antigo Loyd Brasileiro – Itanajé, Araranguá e Aratimba – tocando piano junto com o violino de Alexandre Ziotwski e a guitarra do seu irmão Antoninho.
Destacando um de seus irmãos – Walter Gonçalves – que morreu nos Estados Unidos e que costumava tocar bateria com as mãos, lembraríamos ainda do grupo Irmãos Gonçalves, com Alcides (piano e voz), Juvenal (contrabaixo), Oscar (violão e voz), Antoninho (guitarra e violão) e Osmar (bateria), todos eles já falecidos.
Chegada é a década de trinta, quando o encontramos, por longa temporada, atuando na Rádio El Mundo, de Buenos Aires, então a mais importante da Argentina. Em seu regresso, viria a ser um dos cantores convidados para a inauguração da Rádio Tupi de São Paulo e contratado pela nossa Rádio Farroupilha, em cujos bastidores conheceria o aspirante a compositor e hoje notável Lupicínio Rodrigues.
Comemorava-se, em 1935, o centenário da Revolução Farroupilha e Alcides, defendendo a sua parceria com Lupi, vence o festival de música alusivo ao evento promovido pela prefeitura de Porto Alegre. E assim nascia a primeira composição – Triste História – premiada com dois contos de réis...
Nessa época, não havia o microfone fora das rádios e Alcides Gonçalves torna-se a grande estrela vocal da Orquestra de Paulo Coelho, apenas utilizando-se da força de seus pulmões e de uma corneta de papelão para fazer ouvir a impostação da sua voz, educada cuidadosamente. Esse desempenho só poderia resultar no convite que recebe da RÇA Victor para gravar seu primeiro disco, no qual registraria a estréia de Lupicínio Rodrigues na produção fonográfica – Triste História e Pergunte Aos Meus Tamancos –, em 78 rotações, datada de 3 de agosto de 1936.

Nenhum comentário: