quinta-feira, 6 de setembro de 2007

E o coqueiro ainda continua firme

Em mãos o guia Achei 80/81, ocorreu-me comparar a nominata dos assinantes da CRT na avenida Bastian, em relação à lista de endereços em 1994. Duas constatações: I - o total cresceu de 130 para 163 no período; II - apenas 60 nomes dessa última constavam da antiga lista. Assim, incluído entre estes, arroguei-me a contar histórias do logradouro. Naquela época, andei verificando que a mureta divisória entre jardim e rua, estava fora de prumo. A causa encontrei na raiz de um coqueiro plantado rente a mesma por minha sogra, logo que nos mudamos para o bairro. Então, dei-me conta do tempo decorrido, dezoito anéis subindo pelo tronco.
Quando ali chegamos, nossos filhos eram pequenos, alguém nos disse que a maioria da população dessa avenida seria de idosos, gente que já havia criado seus descendentes até a segunda geração. Realmente, os garotos enturmaram-se na vizinhança mais próxima da Baronesa de Gravataí e da Ganzo. Naquele tempo, a Baronesa - interrompida na avenida Ipiranga e continuando após a rua Marcílio Dias - era novamente bloqueada após a Bastian. Ali funcionando o coleginho Roquete Pinto, os portões abertos davam passagem aos pedestres para a avenida Ganzo; quando fechados, caminhava-se um pouco mais na volta pela rua Múcio Teixeira.
Havíamos saído da rua Jacinto Gomes, no Bonfim. Antes em nossa passagem por São Paulo e Santa Catarina, cinco endereços, em nenhum deles demoramo-nos mais de dois anos. Assim, escaldados, algumas vezes pensávamos em sair da Bastian; no entanto, os meninos sempre nos demoviam da ideia. A nossa moradia, pois, vinha se fixando numa das quatro casas em estilo colonial espanhol, geminadas duas a duas, que teriam sido sorteadas entre os ouvintes da Rádio Farroupilha, no ano de sua inauguração. Tal nos foi transmitido pelo advogado Rubens Ramos de Oliveira, um dos residentes anteriores, já falecido, que adquiriu o imóvel da contemplada Dª. Verena Selbach, filha do proprietário da extinta Livraria Selbach.
Diversas vezes, procuravam-nos interessados na aquisição de imóvel nessa avenida, os quais sempre recebiam a nossa inflexível negativa. Alguns corretores até nos falavam da adequada localização da casa para funcionamento como escritório ou consultório, fácil de encontrar comprador. O Menino Deus é um bairro próximo ao Centro, que explodiu em termos imobiliários, verticalizando-se ainda mais após a instalação do Shopping Center Praia de Belas, há tempos atrás. Já fazem seis anos que mudamos da avenida Bastian, porém, até essa data havíamos passado incólumes às pressões. As duas casas geminadas deram lugar à edificação de moderno centro profissional, onde se acham situadas várias salas para advogados atuantes nas juntas da Justiça do Trabalho próximas dali. Outro dos renitentes em abandonar a região foi a testemunha ocular do fato, o radialista Ruy Figueira, que costumava dizer, alto e bom som, para que todos o ouvissem: ainda sou comprador - se o Grupo Ipiranga ou o Banrisul estiverem à venda, podemos conversar...

Nenhum comentário: