terça-feira, 23 de outubro de 2007

...e os fumantes falam que não têm pressa de morrer!

******** “O cigarro é uma maneira disfarçada de suspirar” - Mário Quintana (foto de Liane Neves).
Nos dias de hoje, fala-se muito do politicamente correto e notamos uma mudança de atitude no esforço de conscientização pública acerca dos malefícios do tabagismo.
Compare-se os atuais filmes no cinema e novelas de televisão, quanta diferença em relação ao que era apresentado antigamente.
Aquelas vamps glamourizadas de vestidos colantes, maquiagem retocada e a indefectível piteira entre os dedos realçados pelas unhas cuidadosamente pintadas, em colóquios sedutores com aqueles galãs, cabeleiras brilhosas, gravatinha borboleta, terno trespassado, acendendo cigarro com o isqueiro zip e a fumaça tornando mais noir esse clima ambiental.
Sinal dos tempos, aí está o patrulhamento ostensivo por toda parte, proibido fumar aqui, proibido fumar ali, até inventaram o fumódromo para evitar que não fumantes aspirem o ar viciado das salas comuns.
Agora mesmo tivemos a polêmica da fiscalização que tentou interditar o Bar Tuim, reduto tradicional de fumantes ali na ladeira da General Câmara, estabelecimento de uma porta só com espaço reduzido, justamente por não confinar a freguesia habitual.
Nas carteiras de cigarro, a advertência do Ministério da Saúde e ilustrações mostrando as conseqüências do abuso no tabagismo.
Enquanto isso – dois pesos, duas medidas – os nossos governantes são capazes de saudar até com banda de música quando as multinacionais fumageiras anunciam a ampliação da capacidade produtiva ou a instalação de novas unidades industriais.
Ai entra a ganância pela geração de mais impostos e empregos, sem levar em conta o custo-benefício do que isso representa em despesas de internação e tratamentos nos hospitais da rede pública para doentes afetados pelo vício, que ultrapassam quaisquer valores arrecadados.
E o contrabando de cigarros, para pior dos pecados cigarrillas brasileñas?
Acredito que exista uma evolução com essa mentalidade em tempos de politicamente correto, apesar de uma grande incoerência de princípios.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pelo teu blog. Gostei do teu artigo pela confrontação que fizeste entre a indústria fumageira e a campanha contra o tabagismo.
Gilberto Braga

Anônimo disse...

Deixei de fumar já fazem 27 (vinte e sete anos). Foi uma das GRANDES coisas que fiz nesta vida. Quem quizer... que me siga.
Grato, Souza, pela inclusão do meu Fotolog neste Blog. Abração,
Luiz Mauro Pinto da Costa.