quinta-feira, 8 de novembro de 2007

10 de novembro de 1922

Jessé Silva (violonista/compositor), Waldir Justi (poeta/compositor), Orlando Johnson Silva (composi/cantor), Rubens Santos (composi/cantor), Lucival Rabello (intelectual), Jayme Lewgoy Lubianca (poeta/compositor), Joaquim Oliveira, o Quinzinho (poeta/compositor) e Dario Dallegrave (pandeirista) podem ser considerados os principais integrantes dessa tropa de elite da música popular do Rio Grande do Sul e ai estão reunidos numa das confrarias do restaurante do C.I.B. - Centro Ítalo Brasileiro - que se situava na rua João Telles, do bairro Bonfim.
De cada um deles e de outros tantos, ainda guardo as melhores recordações do tempo em que costumava frequentar aquela tradicional casa de encontro da boêmia porto-alegrense.
Tomara que eu consiga estender-me sobre cada um dos mesmos, salientando a sua importância no cenário artístico da nossa capital.
Mas hoje devo deter-me nessa legenda que inscreveu o antigo nome de Porto Alegre na geografia musical do Brasil.
Eí-lo por aí batalhando para poupar a sua rica existência na convalescença de inesperada moléstia que recentemente o manteve hospitalizado em período de observação.
Graças a Deus, nada de mais grave foi constatado em seu estado de saúde, além do físico debilitado pelos medicamentos ingeridos.
Conserva ainda aquele astral típico da sua personalidade, com a mente jóvem e sempre pronta a desfrutar as benesses que a vida lhe proporciona.
Tive oportunidade de ser orientado, através da sua experiência de pessoa aberta e bem relacionada em nosso meio cultural, no projeto Por Amor à Música, onde resgatamos composições de Alcides & Antoninho Gonçalves, Francisco Campos, Guilherme Braga, Jessé Silva, Jorge Machado e Paulo Sarmento Filho, relegadas ao ostracismo.
Inclusive, tive a honra de intimar-lhe para que fizesse de viva voz a sua interpretação da música de sua autoria, símbolo da nossa Capital - Porto dos Casais.
É sempre bom lembrar coisas passadas,
rever os lampiões, os ancestrais.
Singrando no Guaíba, apareceram
os velhos fundadores, coloniais.
Chegaram tão alegres, alegres por demais.
Fundaram esse porto dos casais,
é porto "Porto Alegre", antigo dos casais,
saudade dos tempos que não vem mais,
não vem mais... não vem mais... não vem mais...
Sou, pois, testemunha do seu carisma e influência como chave que abria todas as portas para termos as melhores condições de executar o nosso trabalho de captação fonográfica.
Jayme Lewgoy Lubianca atinge nesta data a invejável marca de 85 anos bem rodados e cuidadosamente dirigidos na estrada sinuosa do destino.
Parabens, ilustre confrade, e pronto restabelecimento para que possamos continuar usufruindo desses bons fluidos emanados com a tua eterna alegria de viver!

3 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Souza!
Difícil torna-se a manifestação oral nestes instantes em que, no transcurso da comemoração de uma efeméride desta natureza, a emoção tumultua o sentimento humano e as palavras vão se escondendo na emissão da voz.
Mas permita-nos mesmo assim que como foi que nos parecestes desde os primeiros momentos que nos conhecemos. Eras um coração amalgamado no transcurso da batalha das circunstâncias do vivenciar silencioso das dificuldades do dia a dia, soubestes emergir do tudo para aparecer aos teus familiares e aos teus amigos, como se nada transparecesse de tua luta interior, vencendo sobranceiro e altaneiro com tua personalidade de maneira simplista e infinita. Com essa atitude, deixaste gravada em nossas mentes a figura de um "homem de bem".
Que Deus te conserve com este espírito de pureza que só possuem aqueles que possuem a plenitude da bondade e do bem querer, característica de alma humanística por excelência.
Souza, só falta-nos desejar-te os votos ardorosos e singelos de gozares de saúde, alegria e felicidade para tí com toda tua família, agradecendo nessa oportunidade de todo coração, por tudo que fizeste por nós, em nome dos teus amigos que hoje represento nesta saudação, e em meu nome também.
Obrigado, Souza, o nosso muito obrigado.
Jayme Lewgoy Lubianca.

Anônimo disse...

Oi, Souza:
Fiquei muito feliz por receber teu blogger. Trabalhamos juntos mas realmente não te conhecia, não conhecia o teu potencial. Não sabia de todas estas "coisas" que tu admiras e fazes.
Um grande abraço e muito sucesso.
Diná.

Anônimo disse...

Cumprimentos, Souza, pelo teu blog.
Continua cultivando os teus amigos e os teus passatempos (ou "enriquece-o-tempo?).
Abraços
Cabeda