quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Páginas da vida que contam uma história, e mais uma história...

Advogado, escritor, historiador e pesquisador das nossas origens, Eduardo Alvares de Souza Soares, desde 22 de julho de 1995, mantém a coluna Páginas da Vida no jornal A Folha, de Jaguarão-RS, onde vem registrando atos e fatos do cotidiano, principalmente jaguarense, vividos ou por ouvir contar, acrescidos ou a partir de pesquisa, quando necessária.
Essa coluna, por sinal agradabilíssima, recheada de informações bastante objetivas e curiosas, já tem rendido a seu autor algumas publicações de fôlego, tais como Santa Casa de Caridade de Jaguarão (2003), Um Século de Beneficiência (2004) e Ponte Mauá - Uma História (2005), além de estar preparando obra sobre a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo da Cidade de Jaguarão.
Agora, por ocasião da passagem do 70º aniversário daquele semanário jaguarense, Souza Soares vem de lançar mais uma coletânea de seus artigos, intitulada n'A Folha, cuja concorrida sessão de autógrafos aconteceu a 26/12/2007, na Casa de Cultura de Jaguarão.
Esta publicação, mais uma vez vem ao encontro e atende aos anseios da sociedade jaguarense de ver resgatadas muitas histórias da tradição oral e escrita de seus antepassados que, de outra forma, estariam condenadas ao esquecimento, mormente daqueles que hoje constituem as inúmeras colônias jaguarenses espalhadas por este mundo velho sem porteiras, deixando a terra natal em busca de melhores oportunidades em outros rincões.
Basta que se diga que o livro comemorativo ao 140º aniversário, em 2002, do lançamento da pedra fundamental da Santa Casa de Caridade de Jaguarão, a quinta mais antiga do Estado, foi o resultado de uma série de 165 publicações em A Fôlha.
Em suma, garanto que aquele que se der à pertinácia de recorrer as 414 páginas dessa obra, deverá sentir-se com o ego massageado e o orgulho reabilitado pela cultura da nossa terra.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro amigo Souza:
Parabens por te manteres ativo e nos honrando com as tuas valiosas informações.
Saudações fraternas,
Teixeira.