quinta-feira, 23 de maio de 2013

UMA LIÇÃO DE VIDA E LUCIDEZ AOS 97 ANOS (III)

Bate-papo com Alcides Carlos de Moraes


Olha só o que me apareceu nas imagens do Google: por acaso, reconhece esse pessoal? E o "paisano", quem é? Este não é o Pelotas de 1945?
Senão  me falha a memória,  é o time do Pelotas da década de 40, do século passado:
De pé, da esquerda para a direita: 1- RUI - 2ROVERÉ- 3 MÁRIO- 4~~NÃO RECONHEÇO - 5 LAERTE - 6 -  VAZ. AGACHADOS: AMARAL-PEPITO-BUCHELLI-FIERRO E BENTINH0.
O PAISANO: O URUGUAIO VISCARDI- TÉCNICO E MASSAGISTA.
Roverê não é Derni? Buchelli não é Apes?
Tenho absoluta certeza dos nomes que citei sobre a fotografia do time do Pelotas. Uma retificação: o "paisano" é de fato uruguaio e foi massagista e técnico, só que o nome dele não é Viscardi, como disse. O nome não me recordo.
O 4 (que não reconheceu)  não é Geraldo?
O nº 4 pode ser o Geraldo.
Segundo soube através de um de seus sobrinhos em Jaguarão, você enviuvou ano passado de Dª. Alda, certo? Qual o nome completo e naturalidade dela? Em que ano e cidade casou?
Eu enviuvei em novembro de 2008. O nome de  minha mulher de solteira era Alda Tavares de Oliveira. Ao casar passou a Alda Oliveira de Moraes. Seu pai era proprietário de uma fazenda no Uruguai. Por essa razão, alguns filhos  nasceram no Uruguai e outros no Brasil. Alda nasceu no departamento de Salto. Ao casar, segundo a lei, optou pela nacionalidade brasileira. Casamos-nos no dia 23 de junho de 1944, na cidade de Pelotas.
Tem dois filhos, desculpe se não cheguei a anotar nomes e profissões deles. Já tem netos e bisnetos? Quantos e seus nomes?
Tenho dois filhos. O mais velho, Luiz Fernando Oliveira de Moraes, é advogado e aposentado como Procurador do Ministério da Fazenda. O segundo, José Carlos Oliveira de Moraes, é médico. No dia 3 de dezembro de l972, foi vítima de um assalto que o deixou paraplégico, quando fazia residência médica aqui no Rio. Tinha 25 anos. Com uma licença especial da Secretaria da Fazenda do RGS, vim, com minha mulher, acompanhar sua reabilitação. Como foi muito demorada, voltei ao meu estado-, onde reassumi minhas funções até minha aposentadoria, o que ocorreu em junho de 1976. Esse meu filho é hoje professor titular de patologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi várias vezes à Europa e Estados Unidos como jogador de basquete em cadeira de rodas. Numa dessas andanças, conheceu  um vendedor de cadeiras, para tênis. Com um colega de infortúnio, Celso Lima, introduziram no Brasil o tênis para cadeirantes. Hoje há um  torneio que é disputado anualmente em caráter nacional.   Atlanta EUA, em 1986, tomou parte dessa olimpíada.
Mora no Rio de Janeiro desde 1972, foi nesse ano que se aposentou na Fazenda?
Moro no Rio de Janeiro definitivamente desde 1976, época de minha aposentadoria.
 Algo que não cheguei a falar é que achei no Google "Alcides Carlos de Moraes Neto", é seu parente?
Alcides Carlos de Moraes Neto é filho do meu filho mais velho. Tem trinta anos, casado, formado em ciência da computação e funcionário concursado do Senado Federal.
Desculpe se me estendi demais, qualquer acréscimo será sempre bem-vindo.
 Você me fez um tremendo bem. Conseguiu me transportar aos saudosos dias da minha mocidade. Tem a minha gratidão.

2 comentários:

Eúlálio Delmar Faria disse...

Entrevistado e entrevistador maravilhosos.Que Deus os conserve assim.

EDEMAR ANNUSECK disse...

Parabéns ao grande goolkeper, portero, arqueiro, goleiro que encantou as platéias do Rio Grande do Sul e do Brasil.O que possa desejar é muita saude, paz, amor.

Edemar Annuseck
São Paulo - SP