terça-feira, 30 de julho de 2013

UM PEREGRINO EM DESTERRO ETERNO


Olhas para trás e enxergas uma longa estrada percorrida, um caminho sem volta, e tu ainda tentas fazer algo nesse tempo sem qualquer pressa.

Sem rumo, sem destino, tu consegues avistar tantos vultos sempre presentes em toda essa jornada, aparecendo vaporosos na penumbra do olvido.

Tens vontade de voltar nesse espaço curto para rever velhos companheiros e ficar remexendo n’algum bom combate em épocas ocultas da memória.

Uma pipa de bom vinho seria o suficiente para juntos brindarem então um efêmero reencontro de vocês com aquelas glórias outrora vivenciadas.

Dessa confraternização decerto nasceria um instante mágico de suprema harmonia entre seres afins, compartilhando os sucessos uns dos outros.

Porém, és andarilho solitário, um velho trapo esquecido dos prazeres, e vives quase a divagar pelos corredores do mundo em maldito mistério.

Tentas te manter na saga do itinerante para não perderes equilíbrio e cair em definitivo no solo duma desgraça plena a se anunciar iminente.

Já deixaste de ter qualquer paradeiro por não te submeteres aos grilhões daqueles teus desafetos, buscando te encontrar em vielas quebradas.

Uma estranha indiferença te tornou um nômade a percorrer um deserto de vida, apesar de inúmeros oásis aonde chegas para retemperar energias.

10 comentários:

Helena Ortiz disse...

Que é isso, mano? O que vale são exatamente os oásis. E quem os encontra mais do que tu, nômade da poesia e da ética, cultuador dos ensinamentos do passado, adorador da cultura, alma pura que se desdobra?Teu destino é ser, não importa onde. E só o que se espera de nós.
Mas o poema está bonito.
Grande abraço

Playground da Diversão disse...

Muito lindo Tio parabéns!
bjs

Lu Artes disse...

Oi tio! Amei!!
Sempre nos surpreendendo com escritos lindos!
Beijão

EDEMAR ANNUSECK disse...

O blog já diz tudo "Poeta das Águas Doces". E o és por merecimento, capacidade, hombridade, amizade, solidariedade e por tudo que fizeste até aqui. E olha que nós só nos conhecemos a 4 anos. Retratas na poesia a realidade dos dias de muita gente, inclusive a nossa.
Forte abraço, me orgulho da sua amizade.
Edemar Annuseck
Curitiba - PR

Diná disse...

Souza

É realmente verdadeiro o que disse Edemar Annuseck "Retratas na poesia a realidade dos dias de muita gente, inclusive a nossa.
Linda poesia!
Um abraço.
Diná

Eulálio Faria disse...

Quem escreve tal poesia vivenciou um momento de criatividade. Está com os dois pés na terra. Mostrou que existe e que vê o mundo. Parabéns.

Anônimo disse...

Meu caro Souza,
Vejo que dominas bem a poesia, algo que vem da alma.
Meus cumprimentos por retratares a nossa realidade.
Um abraço e sucesso, Hunder.

JASouza. disse...

Solicitamos a todos aqueles que postarem seus comentários como anônimos nesse espaço, a gentileza de assinarem as respectivas opiniões,

Anônimo disse...

Peço mil desculpas por ter cometido o crime de não ter assinado o meu comentário que foi excluído. Acredito, que diante da informação que havia passado, uma assinatura seria algo totalmente irrelevante diante do fato, mas vejo que não. Quanto ao que postei no comentário, esqueça e delete da mente, deixe que desabe. Fiquemos em nossos palacetes acarpetados bem acomodados atrás de um monitor esperando o paisano chamar na nossa terrinha do "já teve"!
Adalto Martins
Jaguarão-RS

Adalto Martins disse...

Amigo, comentei ano passado sobre a triste realidade do nosso futebol de campo e a situação do nosso majestoso estádio Mackley Rosa, reduto do inesquecível S.C. Cruzeiro do Sul. Pois venho novamente neste espaço para informar, aos que ainda não sabem, que o grande pavilhão social do campo do Cruzeiro está condenado. A falta de manutenção nas últimas décadas e o acúmulo de água da chuva nos dois túneis de acesso ao campo acabaram por causar um dano a estrutura do pavilhão, que impede assim a realização de jogos beneficentes bem como competições que exijam liberação de alvará da BM e Bombeiros. Se por acaso tirarem a água acumulada nos túneis a estrutura pode ceder, a solução é um reparo URGENTE por empresa especializada. Isto posto, deixo um pedido aos jaguarenses desportistas: SALVEM NOSSO ÚNICO ESTÁDIO EM JAGUARÃO ANTES QUE SE TORNE UMA RUÍNA COMO FOI COM A ENFERMARIA, ANTES QUE SEJA TARDE! Obrigado