terça-feira, 27 de junho de 2017

Poeta garoeiro e sua semana Heitor Saldanha (V)

5.1   S O N E T O
        Heitor Saldanha 
(A Hora Evarista, pag. 107)


Acordo-me outra idade e me renovo.
Sou minha antiguidade que festeja.
Acordo-me no ser que desaprovo:
abisbo-me de ver sem que outro veja.

Atingido de ser, lutoflutuo
pela luta de ser que em mim resiste,
e no descontinuar me continuo
que do meu alegrar me faço triste.

Já sou a sonolência de outra espera
onde dorme a consciência que nos gera
de onde nos chega o bem mais depurado.

Distendido e liberto me imagino
escutando a linguagem do menino
que vos fala por mim do outro lado.



5.2   T E M P O - I R A - T U R A
        Heitor Saldanha 
(A Hora Evarista - 1974, pag. 17)

Reler os meus poemas
me angustia
e no entanto insisto
no dilaceramento da matéria

arado
irado
contra o vento
apertarei o silêncio
as letras
as melodias
até que chegue a expressão
do verso que necessito
ou mesmo não necessito
exploro o pulso da forma
para poder deformá-la
e passo 
sou minha ultrapassagem

Um comentário:

JBS Garoeiro disse...

Hoje, 27 de junho, a quinta postagem do Especial de HS, excepcionalmente, trará um poema 5.1 e um poema 5.2, juntos, para o leitor constatar como o poeta era bom em diferentes estilos e métricas...

Nossa decisão de divulgar um grãozinho da obra de HS, resumida na "Hora Evarista", resume-se em mostrar aos leitores a atualidade da bela poesia do Poeta, com intenção de estimular leitura e conhecimento da obra.