quinta-feira, 6 de julho de 2017

UM VARAL PARA A NOSSA CARA "MECENAS" (I)

Jacqueline nos tempos de Laguna

Jacqueline, do Varal do Brasil - Uma entrevista imaginária (*) 
[ JAS & Garoeiro - 6 de julho de 2017 ]

JAS/Garoeiro – Caríssima Jacqueline, primeiramente, uma palavrinha de apresentação mesmo sendo você tão conhecida e amada por todo esse pessoal da blogosfera dos escritores “sem frescura”.

Jacqueline - Meu nome é Jacqueline Aisenman, sou brasileira de nascimento e suíça por adoção, residindo em Genebra (Suíça) há mais de vinte e cinco anos.
Sou uma apaixonada. Pela vida, pela arte, mas principalmente por papel, caneta e inspiração (Bem que hoje se pode acrescentar com certeza o computador, sua tela e seu teclado fazendo as vezes do papel e da caneta!
Desde 2006 escrevo na internet. Escrevi durante nove anos no meu blog Certas Linhas Tortas que continua no ar, mas já não está sendo atualizado, pois mudei para meu site pessoal e oficial, Coracional. Lá tenho mais de 800 artigos, entre contos, crônicas, poemas, pensamentos e etc. Lá também tenho meu novo blog. Coracional é minha residência virtual.
Nasci na cidade de Laguna, em Santa Catarina e vivi parte de minha infância no Paraná. Por todos os lugares pelos quais passei, fiz amizades que ficaram.

JAS/Garoeiro – E o Varal do Brasil?

Jacqueline - Minhas intenções com o Varal? Divulgar, mostrar, fazer desabrochar. Somos tantos a escrever e muitas vezes sequer mostramos para alguém dentro de nossa própria casa. Deixamos fluir nossas emoções, nosso olhar sobre a vida e guardamos tudo. Por medo, vergonha, baixa estima, deixamos de compartilhar com as outras pessoas nosso sonho ou simplesmente nossa maneira de ver e sentir a vida.
Pois é… Aqui está se concretizando um sonho meu. Estar junto com muitos que amam o mesmo que eu: escrever e ler. Não sou o que chamam de intelectual, nem sei exatamente o que quantifica ou qualifica as gentes para tanto. Mas com certeza sou uma “emocional”! Por isto, nem pensem em encontrar aqui o mundo muito perfeito e muito fino de uma revista literária comum.
Aqui, meus amigos, meus colegas de vida, vocês têm um varal de amor e amizade estendido completamente sem frescuras.
...

Pendurei o Varal pela primeira vez em 2009 com o objetivo de fazer “literatura sem frescuras” num mundo literário avesso à simplicidade e aos escritores “iniciantes”. Considero que fui longe, bem mais do que poderia sequer imaginar. A revista, as antologias, os concursos literários, as participações dinâmicas no Salão Internacional do Livro de Genebra, os eventos aqui na Suíça e no Brasil…. Tudo foi parte de um longo, frutuoso e feliz caminho, por onde fui encontrando pessoas que hoje são mais do que apenas pessoas conhecidas, são amigas que guardo no coração.
...

Porém, há dois meses antes de completar sete anos, o Varal do Brasil encerrou suas atividades, em 15 de setembro de 2016. Mas, com a seguinte mensagem: “Este site permanecerá no ar indefinidamente. Ficará como arquivo e como testemunho do que realizei junto a tantos escritores de tantos lugares do mundo. ”

JAS/Garoeiro – E como vai a Jacqueline de agora, depois do sonho do Varal do Brasil?

Jacqueline – Continuo escrevendo no Coracional.com. As coisas que vêm de dentro... Está bem registrado ali, meu nome é Jacqueline mas pode me chamar de poeta... Em setembro de 2016 tive um AVC, a descoberta de aneurisma e de uma insuficiência cardíaca relevante. O AVC mostrou-se regressivo e cá estou eu, recuperada... No caminho da Literatura, ando ao lado de poucos, mas destes poucos, sei o valor e reconheço o percurso realizado além de, sempre, guardar a amizade e admiração pessoal por todos eles.


(*) As “respostas” são autênticas, não imaginárias...V

2 comentários:

Anônimo disse...

Toda homenagem que fizerem para Jacqueline será endossada por mim.

Minha conterrãnea merece sim receber louros de vitória.

Serão bem vindas energias de gratidão neste momento em que ela volta à cena literária, com sua nova revista virtual "Veia" .

Abraço carinhoso daqui.

Fatima

jbgoldemberg disse...

Êita, não sabia! Agora entendi tudo. Viva a Veia, tamos aí. Força, que nós vamos juntos.
Abraços e muitas letras.